08/03/16

Dia Internacional da Mulher !!

Olá, Mulheres Lindas !! Hoje o post é especial para todas nós: guerreiras, mães, trabalhadoras, esposas...enfim, uma infinidade de coisas, afinal somos multitarefas.
Eu acredito, que o dia das Mulheres, são todos os dias, pois conseguimos lutar pelo nosso espaço, para sermos ouvidas, respeitadas, sem deixarmos de lado nossa feminilidade, nossos filhos e nossa casa.



Empoderar-se é o ato de tomar o poder sobre si e também agir por mudanças sociais em prol do coletivo, tomando consciência das necessidades do grupo a que se pertence.

E nunca se falou tanto de Empoderamento feminino e igualdade de gênero. Cada vez vemos mais campanhas publicitárias falando da mulher real, fora do padrão de beleza ditado, incentivando-as a serem felizes com elas mesmas, cabelo, corpo, sem se cobrarem tanto. Outras tantas campanhas falam sobre a violência, abuso sexual, maus-tratos físicos e psicológicos, assédios, maternidade, entre tantos outros assuntos relacionados à causa. Mas sabemos que essa luta não é de hoje…


O Dia Internacional da Mulher foi criado no início do século XX, momento da inserção da mulher no mercado de trabalho, quando um incêndio matou mais de 100 operárias do setor têxtil em NY. A data é símbolo da luta por melhores condições de vida, de trabalho e pelo direito a voto. Muitas vitórias foram conquistadas. As mulheres ganharam permissão para votar, espaço no mercado de trabalho, etc. Em 2006 entrou em vigor a Lei Maria da Penha, em defesa das tantas mulheres vítimas de agressão. Mas ainda há muito a ser discutido e alcançado.





Vou deixar aqui, algumas, das inúmeras mulheres que marcaram a história do mundo, deixando um legado que está presente até hoje em nossos cotidianos.




Coco Chanel (1883-1971)

Agradeça a Gabrielle Bonheur Chanel por poder usar suas calças compridas e seu vestidinho tubinho. A estilista francesa inverteu os padrões da moda nos anos 20 e conseguiu atribuir ao vestuário feminino, peças masculinas e roupas que valorizam as curvas.



Margareth Thatcher
Margaret Hilda Roberts, ou Margareth Thatcher, tornou-se em 1979 a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna, sendo eleita como primeira-ministra do Reino Unido. Seu governo foi rígido e firme, o que lhe rendeu o apelido de Dama de Ferro.




Zuzu Angel (1921-1976)
Zuleika Angel Jones, a Zuzu Angel, usou a moda como protesto. A mineira teve seu filho morto no período de ditadura militar e como protesto contra o regime, Zuzu desenhou estampas com pássaros e gaiolas, que demonstravam sua indignação e luta. A estilista usava renda, seda, fitas e chitas com temas regionalistas e folclóricos. Além disso, Zuzu também usava fragmentos de bambu, madeira e conchas.




Eva Perón (1919-1952)
A populista ex-primeira-dama da Argentina María Eva Duarte de Perón, conhecida também como Evita ou Eva Perón, criou o Partido Peronista Feminino e deu o direito ao voto para as mulheres argentinas em 1947. Além disso, Evita abriu Fundação Eva Perón(na qual distribuía alimentos e roupas), construiu hospitais, escolas, lares para mães solteiras e asilos para idosos. Eva foi casada com o ex-presidente da Argentina Juan Domingos Perón. A primeira-dama morreu de câncer em 1952, com 33 anos e até hoje seu túmulo, em Buenos Aires, é referência entre os turistas.




Anita Garibaldi (1821-1949)
Companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, é conhecida como a Heroína dos Dois Mundos. Após se apaixonar pelorevolucionário, a catarinense se entregou aos ideais democráticos e liberais, aprendeu alutar com espadas e usar armas de fogo, convertendo-se em uma guerreira que o acompanharia em todos os combates. O casal participou de uma batalha em Curitiba, que resultou em uma fuga de ambos para Montevidéu. Anita morreu em San Martino,no Uruguai, de febre tifóide e foi enterrada na colina de Gianicolo, em Roma, onde Garibaldi e sua esposa são homenageados com estátuas.




Madre Tereza de Calcutá (1910-1997)
Agnes Gonxha Bojaxhiu, posteriormente conhecida como Madre Tereza de Calcutá, recebeu o prêmio Nobel da Paz por dedicar sua vida aos pobres, fundou casas religiosase foi beatificada pelo Papa João Paulo 2º. Tereza nasceu em uma comunidade albanesa do sul da antiga Iugoslávia. De origem católica, a religiosa ingressou na Congregação Mariana e logo depois fez parte da Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, na Irlanda. Foi lá que a Madre fez votos de obediência, pobreza e castidade, mudando seu nome de Agnes para Tereza.





Quero parabenizar todas pela garra, pelas conquistas, por suas belezas e encantos. E que a luta continue, para que as mulheres alcancem tudo que merecem !!



Diga Não a Violência Contra a Mulher - Denuncie


A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país.



Até o próximo post. 




13 comentários:

  1. Parabéns Para nós! que a cada dia sejamos melhores e mais fortes!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, linda !! Sempre fortes. Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir
  2. Feliz dia das mulheres diva! o/
    A gente merece um dia todo nosso mesmo.
    Amei o post lindona. <3

    http://glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz dia das Mulheres, lindona !! Com certeza merecemos. Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir
  3. Que homenagem linda!!!!
    O post ficou maravilhoso com essas mulheres tão representativas.
    Beijos e feliz dia.
    Kauany Santos - Matéria Feminina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, linda !! Realmente foram mulheres incríveis. Obrigada pelo carinho. beijos

      Excluir
  4. Adorei o post, só mulher guerreira citada aqui.
    Deixo meu feliz dia das mulheres à você.
    E que a gente possa conseguir tantos outras coisas que ainda precisamos. Que possamos realmente sermos livres. Andar de manhã, à tarde, à noite e de madrugada sem medo algum. Vamos à luta!
    #Sororidade

    Beijos

    www.garotasdiferenciadas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, lindona !! Exatamente, ainda existe um longo caminho a perseguir, afinal é necessário que as conquistas sejam necessariamente colocadas em pratica. Obrigada pela visita e um feliz dia das mulheres. Beijos

      Excluir
  5. Adorei o post, parabéns para todas nós!1

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda !! Seja sempre bem vinda. Beijos

      Excluir
  6. Ótimo post e parabéns pra todas nós.. (atrasado) <3 beeijão!
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda !! Seja sempre bem vinda.
      Beijos

      Excluir
  7. Nossa adorei o post , e sempre bom saber a historia certinha né.
    Muita gente comemora se vangloria mas nem sabe o porque .
    Super completo amei mesmo .
    Beijão gata.

    morenagraviola.blogspot.com

    ResponderExcluir