09/02/16

7 ALONGAMENTO PARA ALÍVIO DA DOR NAS COSTAS.



Olá, People !!! Se tem uma coisa que, às vezes, me incomoda, são as dores nas costas. Mas, pelo que tenho lido, pesquisado e conversado com as pessoas, esse não é um problema individual, e vem ocorrendo cada dia, com mais recorrência, na população. 

E isso, porque nas últimas décadas, diminuímos os movimentos diários, que fortalecem e alongam a musculatura. E, quando nos movimentamos, em geral é de maneira errada. Entre os fatores responsáveis por isso estão o sedentarismo, a obesidade e a má postura - reforçada pelo hábito de manter os olhos cravados no smartphone, forçando o pescoço para baixo, e o laptop no colo. Contribuem também os móveis e equipamentos de trabalho, que deixam a desejar em ergonomia, e o stress, que tensiona a musculatura até travar tudo.

No caso específico das mulheres, se associam aos maus hábitos contemporâneos algumas características próprias. A lordose, por exemplo, acentuação da curvatura natural no final da coluna, é típica da anatomia feminina. A curvatura excessiva, juntamente com a postura incorreta, leva à lombalgia.

A dupla salto alto e bolsa pesada é o pesadelo dos especialistas em coluna que tratam o público feminino. O salto provoca o encurtamento dos músculos da parte de trás das pernas e pressão na lombar. Já a bolsa pode comprimir vértebras e desviar a espinha. As mulheres também são mais suscetíveis ao ganho de peso e à osteoporose, o que afeta diretamente a coluna. Mas, apesar de a perda de gordura e o fortalecimento dos ossos serem essenciais para elas, é preciso cuidado com atividades de impacto.

Lendo algumas matérias, encontrei no site O Segredo 7 alongamentos para aliviar esse sofrimento. Espero que ajude:

1.Esticar o tendão do jarrete no chão

Mantenha a posição por 30 segundos, duas vezes para cada perna.

2.Alongamento do joelho ao peito

Isso ajuda a fortalecer e relaxar os glúteos. Mantenha a posição por 20 segundos para cada perna duas vezes.

3.Alongamento espinhal

Mantenha a posição por 20 segundos e repita no outro joelho. Faça isso quantas vezes quiser, mas não exagere.

4.O alongamento piriforme

Mantenha a posição por 30 segundos e repita com a outra perna.

5.O alongamento do flexor do quadril

Mantenha a posição por 30 segundos , em seguida troque e repita.

6.O alongamento deitado do quadríceps

Mantenha a posição por 30 segundos em cada lado. Faça duas vezes em cada lado.


7.O alongamento total das costas

Mantenha essa posição por 30 segundos e, em seguida, tente o seguinte:

Mantenha a posição por 10 segundos em ambos os lados.


É muito importante ressaltar, que esses alongamentos devem ser feitos, seguindo os limites do seu corpo, pois o exagero pode agravar ainda mais o problema.
Se após seguir as dicas e fazer os alongamentos, as dores persistirem, é necessário procurar um médico.


Até a próxima postagem !!
 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Amo me alonga e com essas dicas, super maravilhosa vai fica melhor!Beijinhos
    www.micaellyguimaraes.com.br

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    1. Vão trazer ótimos resultados. Obrigada pela visita. Beijos

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  3. A cadeira do escritório frequentemente me deixa toda descadeirada e lanço mão desses alongamentos. O alívio é quase que imediato.

    Bjs

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    1. Infelizmente essas cadeiras acabam com as costas mesmo. Mas o alongamento ajuda bastante. Beijos

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